top of page
Buscar
  • Foto do escritorGliese Work Solutions

Testagem COVID-19



Numa altura em decorre o regresso possível à normalidade, subsistem as dúvidas e as incógnitas permanecem. Certo é que não poderemos baixar a guarda e devemos cumprir rigorosamente com todas as orientações fornecidas pelas autoridades competentes, mantendo comportamentos preventivos. Todos pretendemos que este regresso seja seguro e com confiança, e para tal, os testes COVID-19 apresentam um papel de enorme relevância.


De seguida são apresentadas algumas Perguntas Frequentes, respondidas de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS):


Quais os testes disponíveis atualmente em Portugal?

  • Testes Moleculares de Amplificação de Ácidos Nucleicos (TAAN): são o método de referência para o diagnóstico e rastreio e confirmam a presença do vírus SARS-CoV-2 responsável pela doença COVID-19. São testes feitos com amostras recolhidas, através de zaragatoa, da região do nariz e/ou da garganta. Os seus resultados devem ser conhecidos no prazo máximo de 24 horas após a prescrição

  • Testes Rápidos de Antigénio (TRAg): são testes de proximidade e devem ser utilizados quando os testes de TAAN não estão disponíveis. Os resultados dos testes rápidos são conhecidos após 15 a 30 minutos da realização

  • Testes serológicos: são os que avaliam se a pessoa tem anticorpos específicos para a COVID-19. Estes não são utilizados para o diagnóstico da COVID-19

Qual é o teste habitualmente usado para o diagnóstico da COVID-19?

O teste de referência para o diagnóstico da COVID-19 é o Teste Molecular de Amplificação de Ácidos Nucleicos (TAAN) - RT-PCR. Em situação de surto devem ser, preferencialmente, realizados os testes rápidos para reduzir o tempo de obtenção de resultados e implementar as medidas necessárias.


Onde é feito o teste da COVID-19?

O teste pode ser realizado nos seguintes locais:

  • Laboratório de referência nacional – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)

  • Laboratórios hospitalares capacitados para o efeito

  • Rede complementar de laboratórios privados

  • Outros postos de colheita (como o Drive Thru)


Os testes são seguros e fiáveis?

Os testes utilizados em Portugal são os recomendados pelas autoridades de saúde internacionais, quer pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), quer pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo considerados seguros e fiáveis.


Por que é importante fazer o teste?

O teste permite que as pessoas possam ter a confirmação se estão, ou não, infetadas e isto pode ajudá-las a receber os cuidados que necessitam, mas também a tomar as medidas para não infetarem outras pessoas, ou seja colocarem-se em isolamento. Deste modo, testar regularmente os colaboradores de uma empresa de forma preventiva poderá funcionar como um mecanismo eficaz para quebrar eventuais cadeias de transmissão no seio da organização.



Foi com esse objetivo que a Gliese – Work Solutions estabeleceu uma parceria com um laboratório credenciado, que permitirá aos seus clientes testar os seus colaboradores para a COVID-19 ou, por outro lado, testar a sua imunidade.

Esta parceria, permitir-nos-á proporcionar condições de conforto e segurança, e fora de zonas propícias a aglomerados, em unidades físicas devidamente preparadas para o efeito, cobrindo praticamente a totalidade do território nacional, estando também em aberto a possibilidade de testar os colaboradores nas instalações da empresa, mediante condições a determinar.


Procedimento

O teste será realizado através de zaragatoa (exsudado nasofaríngeo) e, para o concretizar, o colaborador terá de ter uma Requisição Médica (fornecida pelos nossos clínicos) e comparecer no dia, hora e local agendados. A marcação prévia possibilita a deslocação de forma coordenada e sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo o risco de infeção não só para os profissionais envolvidos como também para os próprios colaboradores. Só deverão deslocar-se ao local de rastreio se tiverem marcação confirmada, e à hora que lhes for indicada.


Resultado

O teste é realizado de forma rápida (em cerca de 5 minutos) e os resultados são enviados num prazo entre 24 e 72 horas, por e-mail, diretamente ao colaborador e ao médico do trabalho responsável. Em caso de resultado positivo para a COVID-19, o colaborador receberá ainda a informação sobre o procedimento a adotar.


Condições

Para realização em clínica parceira:


Referência Descrição Valor (€)

8951 COVID-19 PCR 90

8952 COVID-19 PCR Viajante 90

4679 Ac Anti SARS-CoV-2 IgG Spike 28

4641 Ac Anti SARS-CoV-2 IgM 28

4648 Ac Anti SARS-CoV-2 Total (anticorpos) 30

8957 Antigénio SARS-CoV-2 30



Para realização diretamente na empresa (com um mínimo de 15 testes):


Referência Descrição Valor (€)

8951 COVID-19 PCR 98

8952 COVID-19 PCR Viajante 98

4679 Ac Anti SARS-CoV-2 IgG Spike 36

4641 Ac Anti SARS-CoV-2 IgM 36

4648 Ac Anti SARS-CoV-2 Total (anticorpos) 38

8957 Antigénio SARS-CoV-2 38


Para agendamento ou mais informações contacte:

Sérgio Bento 934 602 166 sergio.bento@gliese.com.pt



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page