Buscar
  • Gliese Work Solutions

GLIESE NEWS 22 - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho


Hoje, dia 28 de abril de 2020, celebra-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), enquanto entidade coordenadora desta comemoração anual e no âmbito da mesma, enaltece um lema que impera para o presente e futuro: «Travar a pandemia: a Segurança e Saúde no Trabalho pode salvar vidas».

De agora em diante e mais do que nunca, a sensibilização para a adoção de práticas seguras nos locais de trabalho e para a importância dos serviços de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) deve estar presente para toda a comunidade laboral mundial, constituindo assim o tema central deste dia internacional.


Tendo em conta a proteção e salvaguarda da segurança e saúde dos trabalhadores durante a atual crise e a longo prazo, incluindo as fases de recuperação, reestruturação e preparação futura, o modelo social europeu e o diálogo tripartido entre representantes dos governos, dos empregadores e dos trabalhadores são instrumentos fundamentais para a integração de medidas nos sistemas e políticas de gestão em matéria de SST.

Vivemos num momento em que o mundo enfrenta uma das mais graves crises da história recente e tenta combater uma pandemia que obrigou a profundas mudanças na forma como vivemos e trabalhamos, que ameaça a vida e a saúde de todos e que está a conduzir a uma crise económica e social com consequências ainda imprevisíveis e transversais. Na linha da frente, estão os trabalhadores dos serviços essenciais que, todos os dias, arriscam a sua segurança e a sua saúde para garantir o fornecimento dos bens e serviços indispensáveis à sobrevivência de todos e por isso, o lema escolhido não poderia ser outro.


Governos, empregadores, trabalhadores e as suas organizações enfrentam o enorme desafio de tentar garantir a segurança e saúde nos locais de trabalho durante o combate à pandemia de COVID-19. Além da crise imediata, a principal preocupação neste momento talvez recaia no retomar da atividade de maneira sustentável, evitando a todo o custo um retrocesso no progresso alcançado na supressão da transmissão.


Da linha da frente ao teletrabalho, deve ser assegurada a segurança e saúde de todos os trabalhadores, e por isso, a ação dos serviços de Segurança e Saúde no Trabalho desempenha um papel crucial no combate a esta fase pandémica. Para cada atividade, destaca os riscos de segurança e saúde ocupacional decorrentes da disseminação do COVID-19, explora medidas para prevenir e controlar o risco de contágio, riscos psicossociais, riscos ergonómicos e outros riscos relacionados com a segurança e saúde e associados à pandemia.

A OIT declara que as "condições seguras e saudáveis ​​de trabalho são fundamentais para o trabalho decente”. Nos dias de hoje, esta afirmação ganha ainda um maior significado, pois garantir a segurança e a saúde no trabalho é indispensável na gestão da pandemia e na capacidade de retomar e recuperar a atividade económica.


“A melhor maneira de usar o Napo é pensar como o Napo.”, por isso, assista aos vídeos do Napo a travar a pandemia:

Napo in... Stop the pandemic: https://youtu.be/x9NOUr0ItNA

Napo is… teleworking to stop the pandemic: https://youtu.be/TB_d6kfkWg


Como sempre, a Gliese – Work Solutions encontra-se ao lado dos seus clientes para que juntos, consigamos ultrapassar esta fase, caminhando sempre em segurança e salvaguardando a saúde de todos.

Deste modo, continuamos a exercer todas as funções inerentes à nossa atividade que nos permitem manter o distanciamento social (salvo exceções exigíveis), entre as quais destacamos: atualização das Avaliações de Riscos no âmbito da COVID-19 com base nas orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS); análise de Acidentes de Trabalho (incluindo a análise in loco, se justificável, em caso de acidentes particularmente graves ou mortais); investigação de doenças profissionais; elaboração de anexos D do Relatório Único; consultas e exames de admissão médica com particular atenção às atividades de risco elevado; atividades comerciais; assistência remota aos clientes nas áreas de Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança Alimentar, Administrativa/Financeira e Comercial.

Estamos também disponíveis para:

- Colaboração ou desenvolvimento de Planos de Contingência para a COVID-19;

- Formação à distância em Segurança e Saúde no Trabalho através de plataforma digital.


Reconhecemos a importância daquilo que representamos e de permanecermos ativos, como sempre foi nosso apanágio, prontos para dar respostas a quem a nós recorra. Por isso, não hesite em contactar-nos através dos canais habituais.

Não obstante, informamos ainda que o retomar da nossa atividade presencial está planeado para ocorrer durante o próximo mês de maio, precedido de uma comunicação oficial da nossa parte a todos os clientes.

9 anos de Gliese – Work Solutions

Apesar dos poucos motivos que existem para celebrar face aos tempos que correm, não poderíamos deixar de o fazer, ainda que da forma o mais comedida possível e à distância, pelo que, gostaríamos de exaltar o nosso 9º aniversário ocorrido no passado dia 8 de abril de 2020, endereçando uma mensagem de congratulação a todos os colaboradores da Gliese – Work Solutions e à sua administração. Gostaríamos ainda de demonstrar o nosso profundo agradecimento a todos os nossos parceiros e fornecedores e principalmente, a todos nossos clientes, com os quais temos partilhado este percurso e pelos quais tentamos superar-nos a cada dia para os servir da melhor forma possível, porque o seu sucesso é o nosso sucesso.





45 visualizações0 comentário

+351229999406

©2019 by Gliese - Work Solutions. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now